Igreja Presbiteriana de Bento Gonçalves
"...a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." 1 Tm 3: 15
Em meados de 2016 - 2017, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), já presente na cidade de Bento Gonçalves com um grupo de Estudos Bíblicos semanais, intensificou suas atividades. No início de 2019, o Conselho da Igreja Presbiteriana de Farroupilha (igreja mãe), designou o Pb. Antonio Querino Júnior para liderar os trabalhos na cidade, onde permanece. Após 2 anos de pregação do evangelho, ensino das Escrituras e muita labuta, com o crescimento e aumento do número de membros, aprouve a Deus que, no dia 9 de janeiro de 2021 fosse oficialmente inaugurada a Congregação Presbiteriana de Bento Gonçalves, em parceria com o PMC (Plano Missionário Cooperativo) da IPB.
A Igreja Presbiteriana de Bento Gonçalves (IPBG) pertence à Igreja Presbiteriana do Brasil. Esta, por sua vez, é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, sendo a mais antiga denominação Reformada do país.
A Igreja Presbiteriana de Bento Gonçalves é marcada por seu compromisso com a integridade Bíblica, em uma perspectiva teológica Reformada. Com o propósito de fazer a diferença na sociedade e cumprir os propósitos Soberanos e eternos de Deus, a IPBG cumpre a sua missão no mundo, evangelizando a cidade, visando a glória de Deus.
Implantação da IPB
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.
Descrição
A IPBG mantem sua identidade confessional. Somos a única comunidade reformada da cidade. Uma Igreja
Calvinista que busca o caráter cristão autêntico, disposta a estender o seu amor a todos que se achegam a
ela e que buscam uma Igreja séria com princípios reformados que norteiem a vida, o culto e a teologia.
Nossa Missão
Pregar o evangelho de Jesus Cristo e, por meio Dele, glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Nossa Visão
Adotamos a Bíblia como a única regra de fé e prática, e os Símbolos de Fé de Westminster como expressão da sua doutrina. Com isso, ser fiel à nossa herança teológico-Reformada, no conteúdo e firmeza doutrinária, na tradição confessional, na piedade erudita, no evangelismo e na plantação de novas igrejas por meio da obra missionária, e que zela, nutre e investe na família, na unidade da igreja e na fraternidade abnegada.
Fé Reformada
Quando fala-se de Fé Reformada refere-se à verdadeira religião cristã, como foi recuperada durante a Reforma Protestante dos séculos 16 e 17. Igreja Presbiteriana do Brasil crê, a saber, na Trindade, na expiação, na justificação pela fé, no nascimento virginal e na ressurreição corpórea de Jesus, em seus milagres e na inspiração das Escrituras Sagradas.
A Fé Reformada adota todas as doutrinas apostólicas estabelecidas na Bíblia e formuladas em credos pelos grandes concílios ecumênicos da Igreja Primitiva. Ela é um relacionamento com Deus, através da mediação de Jesus Cristo, baseado no Evangelho revelado por Ele e pelas Escrituras Sagradas.
Em brevíssimo resumo a fé Reformada aborda os princípios reformados, a Teocentricidade, a eleição, o sacrifício de Cristo e a Graça Irresistível de Jesus por nós, pecadores.
Doutrina
Os Símbolos de Fé oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil são: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior de Westminster e Breve Catecismo de Westminster.